sexta-feira, 29 de junho de 2018

Bactéria da hanseníase infecta mais da metade dos tatus analisados por cientistas.

Um novo estudo feito no Brasil por um grupo internacional de cientistas revela que, no oeste do Pará, 62% dos tatus estão infectados com a bactéria causadora da hanseníase - uma doença contagiosa que pode provocar danos graves aos nervos e a pele.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o segundo maior número de casos de hanseníase no mundo. Em 2016, 25.218 novos casos foram diagnosticados. Apenas a Índia teve um número maior de novos casos registrados naquele ano: 135.485. O Brasil concentra 92,2% dos casos de hanseníase na América do Sul.
fonte: UOL

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Equipe de gestão de Caiçara Participa de Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Básica


O secretário Municipal de Saúde, Emanoel Tuisdy, juntamente com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Aurélio Lisboa, e o Gerente de departamento da Secretaria Municipal de Saúde, Charli Deleon, participaram  nos últimos dias 04 e 05 de (abril 2018), do encontro estadual de Fortalecimento da Atenção Básica. O evento contou com a presença de secretários de saúde de diversos municípios do estado do Rio Grande do Norte, além de coordenadores ligados a atenção básica, e profissionais de saúde de diversas áreas de atuação na AB. 

Afrente das discursões, estiveram vários profissionais do Ministério da Saúde, referencias no estado, além de representantes da UFRN e COSEMS. Foram debatidos temas como a nova PNAB; O processo de trabalho das equipes; A informatização das UBS; A saúde bucal inserida na AB; A importância da vigilância epidemiológica para a AB; entre outros temas. 

O momento foi mais um na busca por mais qualificação da equipe de gestão da pasta, que vem desde o inicio da gestão, buscando participar de todos os momentos de troca de conhecimento e experiências em nível regional e estadual, no intuito de aprimorar as politicas de gestão do SUS para melhor atender a população caiçarense.







quinta-feira, 29 de março de 2018

Investimento e Qualificação de Serviços

Caiçara Inaugura Laboratório Municipal de Análises Clínicas


A Prefeitura Municipal de Caiçara do Rio do Vento, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira, 29 de março de 2018, o laboratório municipal de análises clínicas. No ano de 2017 foram realizados poucos exames laboratoriais pelo SUS, tendo em vista que o município não dispunha de estrutura de e serviço de laboratório de análises clínicas instalados e os procedimentos estavam referenciados via pactuação integrada para o próprio município, impossibilitando a sua realização, foram priorizados os exames de urgência, realizados com recursos próprios fora do município. Assim, uma das preocupações da gestão, era resolver o problema qualificando os serviços de saúde municipal, através da implantação da estrutura e do serviço de laboratório de análises clínicas. Neste sentido o Prefeito Felipe Muller e o Secretário Emanoel Tuisdy, se empenharam neste projeto, para que a partir de 2018 os Caiçarenses pudessem realizar seus exames na sede do próprio município, com maior comodidade, rapidez e segurança. A inauguração do laboratório municipal de análises clínicas vem como um importante avanço na saúde e assistência a população Caiçarense. 

Estiveram presentes Funcionários e Pacientes, Coordenadores municipais da área de saúde, alem de autoridades como o Vice-Prefeito Arnaldo Aciole, Vereador José Eudes, Secertária de Assitência Social Larissa Confessor, Vereadora Coinha, entre outros.











Alguns exames que serão realizados pelo município, além dos exames de competência estadual LACEN

Caiçara Realiza Ações do Programa Saúde na Escola - PSE


O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?
A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!

As ações do ciclo 2017/2018 que estão sendo trabalhadas pelo município, são:
1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e combate à obesidade infantil;
3. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
4. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
5. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
6. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;
7. Prevenção das violências e dos acidentes;
8. Identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
9. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
10. Verificação da situação vacinal;
11. Promoção da saúde auditiva e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração.
12. Promoção da saúde ocular e identificação de saúde com possíveis sinais de alteração










terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Saiba Qual Serviço de Saúde Procurar Para Um Atendimento Adequado



Unidade Básica de Saúde – UBS (PSF)

As unidades básicas de saúde – UBS (PSF) são unidades de saúde nas quais se ofertam serviços de cuidados continuados bem como, é a porta de entrada para o sistema único de saúde – SUS. Nas UBS são ofertados os serviços de:

·         Atendimento Médico;
·         Atendimento Odontológico;
·         Atendimento de Enfermagem;
·         Atividades Educativas;
·         Grupos de Cuidado Continuado;
Ø  Hipertensos;
Ø  Diabéticos;
Ø  Obesos;
Ø  Tabagistas;
·         Pré-Natal;
·         Vacinação;
·         Dispensação de Medicamentos;
·         Pequenas Urgências como:
Ø  Dor de dente;
Ø  Febre Leve ou Moderada;
·         Dores Recorrentes (não crise);
·         Gripes;
·         Apresentação de Resultados de Exames;
·         Curativos;
·         Coletas de Exames de Sangue;
·         Testes Rápidos;
Ø  HIV;
Ø  Sífilis;
Ø  Hepatites B e C;
·         Exames Anatomopatológico (Preventivos); etc.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF

      O NASF também faz parte da atenção básica e oferta importantes serviços a população em atenção básica e reabilitação, apoaindo as equipes de saúde da família nos casos onde o cuidado seja continuado de natureza leve ou moldereda e que não requera encaminamento para serviços de saúde fora do território do município. Atualmente, Caiçara conta com atendimentos de:

·         Educação Física, Com:
Ø  Grupos voltados para a prática de atividade física;
Ø  Atividades educativas;
Ø  Acompanhamentos de pacientes em reabilitação física; etc.
·         Nutrição, com:
Ø  Atividades educativas;
Ø  Acompanhamentos de grupos;
Ø  Atendimentos Individuais; etc.
·         Fisioterapia, com:
Ø  Atividades educativas;
Ø  Acompanhamentos de pacientes em reabilitação física;
Ø  Atendimentos Individuais; etc.
·         Psicologia, com:
Ø  Atividades educativas;
Ø  Acompanhamentos de pacientes em reabilitação;
Ø  Atendimentos Individuais; etc.

Unidade Mista/ Hospital

    Unidade de saúde de urgência e emergência destinada atendimento de pacientes em situação de crises agudas e traumas tais como:

·         Vitimas de Traumas;
Ø  Acidentes;
Ø  Cortes Profundos;
Ø  Acidentes de Trabalho Grave;
Ø  Disparos de Armas de Fogo;
Ø  Ferimentos com Armas Brancas e Perfuro Cortantes
·         Febre Alta;
·         Mal Estar, Com;
Ø  Vômito Repentino;
Ø  Perca de Consciência;
Ø  Dores Agudas;
Ø  Cansaço Associados a Doenças Respiratórias;
Ø  Suspeitas de Alterações de Pressão Arterial - etc;
·         Crises Alérgicas; etc.

   Uma das maiores dificuldades nos atendimentos de saúde no Brasil se dá por falta de conhecimento da população sobre qual serviço procurar para realizar seus atendimentos. Como podemos observar nas características acima, cada unidade de saúde tem uma finalidade de atendimento que se for observada e respeitada pelo paciente na hora de buscar atendimento, irá ter maior fluidez e garantirá um atendimento adequado para a necessidade de saúde do paciente. Evitando que sejam realizados exames desnecessários e reduzindo a superlotação das unidades de urgência e emergência de modo que se pode garantir atendimento adequados aos pacientes que de fato necessitam deste tipo de atendimento.