segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Biden diz que eleições na Nicarágua 'não foram livres nem justas'; urnas são fechadas e Ortega deve ser reeleito

 Além do atual presidente, concorreram outros cinco candidatos desconhecidos — os opositores foram presos ao longo do processo eleitoral ou estão em exílio. Governo nicaraguense rejeitou participação de observadores internacionais.

Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega (dir.), sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo (esq.) e filha Camila Ortega (cen.) em celebração dos 40 anos da revolução sandinista, foto de junho de 2019 — Foto: Inti Ocon/AFP

 

As urnas das eleições presidenciais que devem dar a Daniel Ortega o quarto mandato como presidente da Nicarágua foram fechadas na noite deste domingo (7), após um pleito duramente criticado pela comunidade internacional — praticamente todos os candidatos da oposição foram presos ou impedidos de concorrer.

Logo depois do fechamento das urnas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elevou o tom contra o regime autoritário em Nicarágua e disse que a votação foi uma "farsa": "Nem livre nem justa, e quase certamente não foi democrática", escreveu. 

 

fonte: G1