segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

e-SAÚDE - Cartão SUS Digital



O e-SAÚDE é a plataforma móvel e de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde, através da qual é possível acessar o seu cartão SUS através do seu smartphone de forma rápida. Pensado para a era digital, onde os aparelhos celulares se tornam parte indispensável no nosso dia-a-dia. 
Toda via, vale salientar que o cartão SUS digital só é válido no ato do atendimento, com a apresentação de documento de identificação original, com foto.

Para realizar seu primeiro acesso, baixe o aplicativo e insira algumas informações básicas e o sistema localizará o seu cartão. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades:

A aba “Saúde” permite o acesso às principais novidades do aplicativo, e apresenta uma visão geral das funcionalidades.

A página "Minha Saúde" mostra as informações gerais do cidadão como: lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, lista de vacinas recebidas e outras novidades, dentre as quais destacam-se a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome.

A página "Serviços de Saúde" permite consultar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

A página "Atendimento SUS" apresenta a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos da atenção básica de saúde. O aplicativo permite que sejam avaliados ou ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não foi realizado.

Pensando na usabilidade, o e-SAÚDE disponibilizou um guia simplificado que permite que o cidadão acesse as funcionalidades do aplicativo de acordo com as necessidades do momento.




sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Mutirão de Conscientização do Combate ao Aeds Aegypti




Dando continuidade aos intensos esforços no combate ao Aedes Aegypti, principal vetor dos agravos conhecidos por Dengue, Chikungunia, e Zica Vírus, A Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro de 2018, através das Coordenações Municipais de Vigilância Epidemiológica, e Endemias, juntamente com as equipes de atenção básica, um mutirão de conscientização sobre o combate a esse perigoso mosquitinho! Na ocasião, os profissionais Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às endemias, Enfermeiras, e outros profissionais saíram as ruas para realizar orientações aos moradores em seus domicílios.

Prevenção/Proteção:

Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
Não tome qualquer medicamento por conta própria.
Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:

Cuidados dentro das casas e apartamentos

·         Tampe os tonéis e caixas d’água;
·         Mantenha as calhas sempre limpas;
·         Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
·         Mantenha lixeiras bem tampadas;
·         Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
·         Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
·         Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
·         Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.


Área externa de casas e condomínios

·         Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
·         Limpe ralos e canaletas externas;
·         Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
·         Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
·         Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.










SMS Caiçara Realiza 1º Encontro do Grupo de Gestantes 2018



A Secretaria Municipal de Saúde de Caiçara do Rio do Vento realizou nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro de 2018, o primeiro encontro do grupo de gestantes 2018, abordando os temas: A importância do aleitamento materno e a Importância do pré-natal. O encontro contou com a presença e realização da enfermeira Caroline Viera da Equipe de Saúde da Família da Zona Urbana e do Médico Felipe, também da ESF Zona Urbana, além da Enfermeira Polyana Ferreira da Equipe de Saúde da Família da Zona Rural, e outros profissionais componentes das equipes.

Sobre os temas abordados:

A Importância da amamentação

A amamentação é uma pratica natural, capaz de trazer inúmeros benefícios para o bebê, como também para a mãe e a família.

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Isso significa que, até completar essa idade, o bebê deve receber somente o leite materno, não deve ser oferecida qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá. Após esse período ele deve continuar, pelo menos até os dois anos de idade, em associação com a alimentação complementar.

As vantagens do aleitamento materno são muitas:

·         Promove uma interação profunda entre mãe e filho;
·         Ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;
·         Faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;
·         Diminui o risco de hemorragia pós parto e, consequentemente, de anemia na mãe;
·         Ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário.

O leite materno é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas, proporciona ótimo crescimento, é de fácil digestão, fornece água para hidratação, protege contra infecções e alergias e propicia menos problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiólogos (na fala) associados ao uso de mamadeira.

Para que o bebê seja amamentado corretamente, a aréola – área mais escura e arredondada do seio – deve estar limpa, macia e flexível; o bebê precisa estar posicionado de forma adequada: a mãe deve colocar a barriga do bebê de frente para o seu corpo. A criança deve estar alinhada, com a cabeça e coluna em linha reta. A boca do bebê deve estar de frente para o bico do seio para abocanhá-lo e a maior parte da aréola deve estar dentro da boca dele. A mãe deve apoiar com o braço e a mão o corpo do bebê.

Muitos mitos ainda cercam o aleitamento materno e eles podem atrapalhar esse momento tão importante. Veja alguns mitos e verdades.

Mitos

·         O leite de vaca é mais completo em nutrientes que o leite materno;
·         Se a mãe não amamentar o primeiro filho, não conseguirá amamentar o segundo;
·         A produção de leite só começa três dias após o parto;
·         O bebê com diarreia não deve ser amamentado;
·         Quando a mulher engravida novamente, não pode mais continuar amamentando;
·         Algumas mulheres produzem pouco leite e, por isso, ele não deve ser oferecido para o bebê.

Verdades

·         Estresse influencia na produção do leite;
·         O leite materno pode ser congelado;
·         O aleitamento materno exclusivo deve ocorrer até o sexto mês de vida;
·         Mulheres que estão amamentando não podem tomar nenhum tipo de medicamento sem prescrição médica;
·         Não existe leite fraco.


 A importância do pré-natal

O pré-natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança.

É importante que as futuras mamães comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada, ou antes, de completarem três meses de gestação. Alguns exames feitos durante o pré-natal são importantes para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero.

Geralmente os médicos pedem os seguintes exames:

·         Glicemia, para avaliar se há presença de diabetes;
·         Grupo sanguíneo e fator Rh. Esse exame é muito importante, pois detecta a incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, que pode levar à morte do feto;
·         Anti-HIV, para identificar se há a presença do vírus da AIDS no sangue da mãe. Se a mãe for soropositiva, o médico prescreverá alguns medicamentos que reduzirão as chances de a doença ser transmitida para o bebê;
·         Exame para detectar a sífilis, doença que pode causar malformações no bebê;
·         Exame para detectar a toxoplasmose, pois essa doença pode ser transmitida ao feto, causando malformações;
·         Exame para detectar a rubéola, doença que pode levar ao aborto, além de causar malformações no bebê;
·         Exame para detectar a presença do vírus da hepatite B. Caso a mãe tenha o vírus da doença, algumas medidas podem reduzir as chances de transmissão do vírus para o bebê;
·         Exame de urina e urocultura, para identificar se a mãe possui infecção urinária, que pode levar a um parto prematuro, além de poder evoluir para uma infecção mais grave;
·         Ultrassonografias. As ultrassonografias são utilizadas para a identificação da idade gestacional e malformações no bebê.

Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É importante que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, o que pode trazer alguns problemas. No pré-natal é importante que a gestante faça a reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir as malformações.

Como vimos, o pré-natal é de extrema importância para as futuras mamães, pois é através dele que alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas para a saúde da mãe e do bebê.

Paula Louredo
Graduada em Biologia











quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O Cuidado com a dengue deve começar antes das chuvas











O período chuvoso tão esperado por todos nós está chegando, junto com ele aumenta nossa preocupação com a proliferação do Aedes, mosquito transmissor da Dengue e outras árboviroses.  
 A Secretaria Municipal de Saúde de Caiçara do Rio do Vento, está empenhada em controlar o aumento do números de focos em nosso município, através do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias.  Porém a ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente, é importantíssimo que a população colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 30 a 35 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Com a chegada do período chuvoso na nossa região, é importante começar a prevenção o quanto antes.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, folhas de plantas, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
Faça uma busca por estes tipos de recipientes. É muito importante que eles sejam eliminados. Confira algumas orientações que ajudam a prevenir a dengue.
• Cuidados com o jardim e quintal
Local: Pratinhos de vasos com plantas
Ação: Elimine os pratinhos de vasos
Local: Bromélias ou plantas que acumulam água
Ação: Lavar com mangueira em jatos fortes 2 vezes por semana, para sempre retirar a água que estava acumulada e pode conter larvas do mosquito
Local: Ocos das árvores.
Ação: Preencher com serragem, cimento ou areia
Local: Muros com cacos de vidro
Ação: Preencher com massa ou areia.
• Depósitos e lixeiras
Local: Lixeiras externas
Ação: Fazer furos na parte inferior.
Local: Lixo doméstico
Ação: Manter o lixo ensacado e o recipiente tampado.
Local: Pneus usados
Ação: Furar e encaminhar para a reciclagem sempre que possível; se utilizados como brinquedos infantis faça um furo na parte inferior; se ainda utilizáveis guardá-los secos e cobertos.
Local: Vasilhame a ser descartado (casca de coco, latas de refrigerantes, copo plástico), garrafas, embalagens, etc.
Ação: Furar, amassar, cortar, picar, etc. de maneira que não se transformem em recipientes nos locais finais de depósito.
• Animais Domésticos
Local: Aquários para peixes
Ação: Mantê-los limpos e tampados ou telados e, se possível, criar uma espécie larvófaga (que se alimenta de larvas)
Local: Cães, gatos, passarinhos
Ação: Diminuir o número de bebedouros, escová-los quando trocar a água.
• No Banheiro
Local: Caixas de descarga, vasos sanitários e ralos com pouco uso
Ação: Mantê-los sempre bem limpos e jogar água com água sanitária duas vezes por semana.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
Além de todos esses cuidados se faz necessário que a população facilite o acesso dos agentes à sua residencia e informe de imediato à Secretaria Municipal de Saúde caso encontre focos do mosquito.

Por: Aurélio, editado do Blog da Saúde


terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Consumo de álcool eleva risco de câncer


Bebida alcoólica danifica células-tronco do sangue e provoca danos permanentes ao DNA, mostra pesquisa publicada na 'Nature' desta quarta-feira (3) 
Estudo publicado na "Nature" nesta quarta-feira (3) detalha com testes em cobaias como o álcool aumenta o risco do câncer.
Pesquisadores demonstraram que um subproduto da bebida alcoólica, o acetaldeído, provoca danos permanentes ao DNA de células-tronco no sangue.
O risco aumentado do consumo de álcool para o câncer é conhecido. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) relaciona o consumo com maior chance de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama (pré e pós-menopausa).
A diferença com a pesquisa agora é que esse risco foi analisado com detalhes no metabolismo de cobaias -- um avanço em relação a estudos populacionais que chamam a atenção para a relação entre álcool e câncer, mas não explicam como exatamente ela ocorre.
Assim, para tentar explicar a relação, pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Cambridge fizeram análise de cromossomo e sequenciamento de DNA em cobaias que receberam altas doses de álcool.
Com os testes, eles conseguiram observar que o acetaldeído (um subproduto da metabolização do álcool) danifica células-tronco do sangue. A substância "quebra" o DNA dessas células e leva cromossomos a se rearranjarem de forma aleatória.
O achado é particularmente importante porque os pesquisadores observaram o dano em células-tronco - como elas têm maior capacidade de se multiplicar e de se diferenciar em diferentes tecidos, mutações nessas estruturas são cruciais para o desenvolvimento de tumores.
Defesa insuficiente
O estudo também demonstrou como o organismo das cobaias tentou se proteger contra esses danos ao DNA causados ​​pelo álcool.
Cientistas observaram que enzimas chamadas de "aldeído desidrogenases (ALDH)" tentam transformar a bebida em fonte de energia, como se elas fossem um alimento.
No entanto, há pessoas que não possuem essas enzimas ou elas não funcionam corretamente. Assim, quando esses indivíduos bebem, o acetaldeído se acumula, o que aumenta a chance de danos ao material genético.
A condição é mais comum no sudeste asiático, região que possui mais indivíduos com deficiência na produção da ALDH.
Em testes, pesquisadores observaram que o dano ao DNA chega a ser quatro vezes maior quando a substância está ausente.
Também, segundo a pesquisa, a depender da quantidade ingerida, o acetaldeído nem sempre é eliminado totalmente - independente se temos ou não a enzima para metabolizá-lo.